terça-feira, 11 de outubro de 2022

slur emo

 

constantemente eu percebo que em nenhum espaço de convivência as pessoas entendem o que eu quero dizer quando eu digo que eu sou emo, não que elas duvidem mas elas criam uma própria concepção que nunca supriu o que eu sinto de verdade, e pior que isso é algo realmente bem importante pra entender como eu me defino 


durante minha pré-adolescência eu diria que eu fui completamente manipulada pelos meus colegas de escola a ser emo, eu sempre tive uma franjinha e era sensível demais, então assim os outros garotos me zoavam até que bastante disso, mas nessa época e no mundo mainstream que eu vivia o termo emo tinha um significado bem vazio, eu fui pré-adolescente na segunda leva geracional em que emos já não eram mais algo, eu e todo mundo da minha idade teve algum contato com a subcultura na infância até porque essa parte do movimento era algo bem mainstream nos anos 2000, mas o que sobrava era só uma noção genérica do termo, então o que eles queriam dizer me chamando de emo? e o que eu entendia com isso?


bem pra mim é bem obvio que eles só queriam me zoar de viado sem serem explicitamente homofônicos, mas pra mim, sempre existiu uma fascinação em ser definida assim, um apelo enorme


uma das primeiras coisas que vem a cabeça pra entender isso é o sasuke uchiha, eu amava naruto desde muito muito criança e era meio inevitável não achar o sasuke o cara mais irado do mundo vendo os episódios. ele era ágil, ele era forte, ele era sombrio, ele tinha um visual irado e o mais importante 



ele era triste


e não era uma tristeza unidimensional no inicio do anime, o sasuke era um personagem incrivelmente bem planejado, já no primeiro arco do naruto, da parte contra o zabuza, o acontecimento mais importante, é que o sasuke "morre", não só morre como se sacrifica pelo naruto, e não é algo que acontece só do nada, são uns três episódios dele e o naruto em uma enrascada contra o haku, e no meio de todo o pânico que eles passam juntos nesse tempo o sasuke praticamente se mata pelo amigo, e é nessa cena que o espectador é exposto aos objetivos do sasuke, de vingar a família e matar o itachi, objetivo que você só descobre porque ele abdica dele naquele momento, pra salvar a vida de alguém que ele mal considera.  


e tá bom ele não morre de verdade ele acaba sobrevivendo, mas esse momento dá uma profundidade muito do caralho pra tristeza dele e pro quão isso define ele, o naruto ele geralmente reage as situações de um jeito relativamente mais superficial, enquanto o sasuke reage de um jeito emocional, durante todo o desenvolver da série clássica o que acontece com ele pro corrompimento são consequências de consequências de consequências de coisas que aconteceram antes, o sasuke era um personagem que era definido pelos traumas constantes que ele passava e pela determinação completa de perder a humanidade dele em troca de superar esses traumas. 


e a alice de 6 anos achava isso um máximo, em um nível superficial eu sempre quis ser maneira como ele, mas foi quando eu fui categorizada como emo e quando eu parei pra pensar sobre isso depois que eu passei a entender mais o apelo que eu tinha nisso


ser definida como uma pessoa que sente, que reage emocionalmente


e assim o sasuke é só um exemplo disso, não é como se eu quisesse ser exatamente igual ele, eu sinceramente mal gosto dele na maior parte do tempo, mas o que ele representa eu acho algo muito forte


então isso é só a primeira parte, ok, eu gosto de que as pessoas entendam minha sensibilidade, mas não é nem de perto o completo do que eu associo ao emo


tudo o que eu disse pode em algum nível não significar porra nenhuma, porque música emo e expressão emo não é a unica que tem a ver com reagir a dores, literalmente existe milhões de movimentos que surgiram ou se expressam em oposição a uma dor, e é bem bruto e errado você dizer que a depressão é pro emo o que o capitalismo é pro punk, ou o que o racismo é pro rap, ou o que a tua esposa te trair é pro sertanejo, o que pra mim envolve ser emo não é o que tu expressa, mas os jeitos que tu expressa


eu enxergo um paralelo muito forte, entre vários artistas emo, e a arte naiif ou outsider, não necessariamente pela característica essencial desses movimentos, mas pela expressão única que eles tem em comum.

pra mim o sensível que eu descrevo em tudo que eu faço vem essencialmente dessas duas origens diferentes que pra mim são tão relacionadas 


eu diria que ser emo não é só se definir pela reação mas é se definir pelas formas amplas possíveis de reação e expressão, um movimento que valoriza tudo isso, e eu digo isso falando não só das coisas experimentais e etc, mas de tudo que percorre por volta do emo, até mesmo as sonoridades e expressões que se categorizam por padrões específicos em pessoas diferentes, tipo o midwest emo que tem um monte de coisa igual por exemplo, eu me considero emo porque eu adoro isso, eu adoro expor o meu jeito, e eu adoro ver como tem uma variedade tão criativa seja por estética, letras, experimentações como as as pessoas expõem o jeito delas. 









e pra exemplificar bem o meu ponto eu vou fazer uma listinha de alguns dos meus álbuns favoritos de emo porque eu não posso perder essa chance


exemplos (recomendações) 




weatherday - come in (2019)



provavelmente o meu álbum favorito da vida, essencialmente porque ele aborda de um jeito tão intimista, frágil e afável o tema de conexões, de um jeito tão precisamente bem escrito, com metaforas e um palavreamento lindo e profundamente emocional em meio de uma camada de insegurança barulhenta e dramática, o ápice de música fofa e triste na minha opinião e uma das mídias no geral mais importantes pra minha vida


eu amo muito a faixa "agatka" e eu acho ela provavelmente uma das músicas mais geniais e avant-gard do emo, onde toda emoção do refrão que era pra essencialmente ser em gritos é transcrita em vocais chorosos e melosos com um pitch extremamente alto sem perder a essência da sonoridade. 






lobsterfight - pink, black, and orange in the corners (2020)


esse álbum pra mim uma das experiencias mais diferentes e experimentais que se da pra ter em música emo, um álbum inteiro que se constroi em uma distorção quase parafraseada dos vicios do gênero mas não de forma comica mas sim em uma forma de expressão completamente bilu teteia dando um ar completamente novo pro drama, paixão e emoção presente.


eu também diria que "V" é uma das músicas mais avant-gard da historia da música emo, com uma dissonancia linda em todos os instrumentos e os vocais exageradamente extendidos do vocalista. 


(aliás eu tenho um disco desse álbum olha que coisa linda) 








STOMACH BOOK - homonimo (2021)


quando eu falo da correlação entre o emo e o naiff esse é um dos álbuns que mais me vem a cabeça, com uma expressão tão caotica e desorganizada de um medo e ansiedade em existir compilada em tantas paletas sonoras diferentes, eu descreveria sonicamente esse álbum como versão epica de música de perseguição do scooby-doo pra usuarios de adderall. 






oolong - about your imaginary friend (2020)


eu acho muito engraçada a definição de "weed-emo" e eu acho que esse álbum leva isso ao maximo, a partir de uma energia tão forte de skatista maconheiro triste, exemplificada em linhas hilárias e icônicas mas que ao mesmo tempo tem um teor verdadeiramente dramático tão forte e simpatizante. 


roxies and cigarettes é um dos exemplos principais disso, tratando a morte de uma amiga importante de um jeito tão tocante, mas ao mesmo tempo tratando a relação dele baseado nos padrões engraçados de skatista maconheiro do vocalista. 


eu também adoro mount st. mary que entra muito nesse universo, abordando questões de alcoolismo e como isso deixa ele tão estupido e ridiculo, que de novo é bem triste mas sobrevive dentro desse carisma especifico que eu falei. 





your arms are my cocoon - homonimo (2020)


entre muitos charmes desse primeiro ep do your arms are my cocoon, com certeza um dos essenciais é como um álbum de screamo extremamente acessivel, tendo uma fusão muito caracteristica com o twee pop e o bedroom pop ele vira uma experiencia muito fácil, e que te inclui muito na profundidade passional e romantica do EP. é extramemente poetico e fofo, um dos meus projetos preferidos da vida. 



hey, ily - internet breath (2021) 


sinceramente pra mim a sonoridade de chiptune (ou música tipo de vídeo game) é uma das mais pouco exploradas pro tamanho do potencial que tem, e o jeito que a galera dessa banda fusiona isso com a música emo é extraordinario, que dá uma atmosfera muito completa em uma abordagem nostálgica e cativante. 






jets to brazil - orange rhyming dictionary (1998)


o meu álbum favorito do inicio do midwest emo, a construção muito caracteristica nessa fase da sonoridade aqui toma uma forma tão organica e com proveniencias muito bem arranjadas do alt rock, impossivel ouvir músicas tipo starry confingurations e chinatown sem se envolver imediatamente. 




mars accelerator - i am the south pole (1996)


eu acho muito doido como esse álbum tão obscuro tem tantas execuções tecnicas tão a frente do tempo em relação a outras bandas de emo e post-hardcore da epoca, uma paixão maniaca e dolorosa que é transposta entre riffs incriveis e colagens de som. 





my chemical romance - i brought you my bullets, you brought me your love (2002)


entre os álbuns mais convencionalmente emo entre o publico mainstream, esse é de longe um dos mais fortes e viciantes, com uma abordagem tão chorosa e sombria pro romance descrito, e com temas muito bem encaixados de um horrorpunk meio gótico que foi ser depois uma das principais influencias pra estética emo nos anos 2000. 


drowning lessons e vampires will never hurt you são DESNECESSARIAMENTE boas e tão com certeza entre algumas das minhas músicas favoritas da vida.





eu recomendo o emo. 

19 comentários:

  1. linda perfeita emo viada👆👆 te amo, parabéns amo muitinho o jeito que vc escreve de um jeito tão pessoal e sensível!

    ass: pessoa que vc nunca beijo

    ResponderExcluir
  2. ler isso me faz querer ser emo, obrigada Alice

    ResponderExcluir
  3. eu nunca disse isso,mas eu conheci come in através de você,e acho que esse foi um dos únicos albums que realmente me tocou lá na alma e foi importante pra mim,talvez eu tenha um pézinho no emo e não saiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amber anjo que prazer saber disso sério, não é a primeira vez que eu ouço um relato assim e sempre me dá muita felicidade!!

      E siim, dá uma escutada nos outros ve o que tu acha

      Excluir
  4. Alice, eu não dava uma foda pro emo antes de ler seu blog... Mas quando pessoas falam apaixonadinhas do que gostam, eu quebro um pouco. Vou dar outra chance para Come In 🤧

    ResponderExcluir
  5. Brabo! Já tinha uma breve noção do que seria o emo pela minha namorada, mas teu texto ajudou bastante. Infelizmente eu provavelmente não vou ouvir nenhum dos álbuns que vc recomendou porque, em linhas gerais, não gosto de ouvir música. Quando isso mudar eu dou uma chance e vou dar uma olhada (nesse caso, ouvida). Queria comentar tbm que achei meio fofo e engraçado a tua confissão sobre o sasuke, falta muito dessa coragem nos fãs do personagem na hora de falar sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mto obg, eu não entendo mto os meios otakus de hj em dia pq eu sai desse mundo em 2017 dps de ter ficado um tempão obcecada, mas do jeito que esses animes atuais são hj em dia (não criticando eu literalmente n vi) eu imagino que deve ser um taboo

      Excluir
  6. Essa leitura me fez relembrar de uma boa e nostálgica forma como era ficar lendo blogspot, tanto pelo formato do site quanto pelo tema 'emo', obrigada por criar e manter um blog em 2022 kkkk
    Aliás também quero agradecer e elogiar seu artigo sobre o tema, tanto pela forma de que o texto foi construído, quanto por trazer à tona um assunto realmente underrated, e de que várias vezes é compreendido de forma errada, ou depreciativa; E apesar de compartilhar o mesmo ponto de vista seu, não conhecia a maioria dos exemplos que foram citados, então vai ser um ótimo estudo sobre mesmo.
    Obrigada. ♡

    ResponderExcluir
  7. meu deus eu que agradeço <3

    é um prazerzão ler isso de coração

    ResponderExcluir
  8. você é demaisssss, pensa muito além, parece que você completa quebra cabeças que estão só com algumas peças na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice! Fiz um comentário sobre sua postagem em dezembro, e agora até vim reler seu artigo pq me fez apaixonar com suas palavras cheias de sentimento e profundidade; MAS ENFIM...
    Queria perguntar se você tem alguma recomendação de livro na categoria emo, mas não genérico sabe, não sei se você é muito por dentro da leitura de livros, mas eu estava buscando algo melancólico, chorão, sentimental, e profundo, igual aquele sentimento que ouvir Cavetown nos traz sabe jdkskk
    Agradeço a atenção, beijocas!!

    ResponderExcluir
  10. meu bem, sou bem por fora do mundo leiturakkkkk, eu sou muito mais de ler graphic novels e hqs independentes coisas assim, pro bem ou pro mal faz uns 3 anos que eu não leio nada de livro.

    de recomendação de quadrinho eu diria que Sem Volta do Charles Burns e Aquele Verão da Jillian Tamaki e Mariko Tamaki me dão bastante a sensação do emo.

    mas de leitura mesmo eu recomendaria você pesquisar a fundo sobre em lugares mais específicos pra isso, apesar do Reddit ser um esgoto na internet acho que as comunidades de leitura lá talvez tenham boas recomendações de livros com esse tom!!!

    Muito obrigada pela atenção você também, muito feliz com a sua recepção!! <3

    ResponderExcluir